Projetos


UZIX

   O UZIX é um clone da 7a Edição do UNIX da AT&T, escrito a partir do zero, sem conter nenhuma linha de código proprietário. Ele não é, portanto, sujeito a patentes ou copyrights de nenhuma empresa. E, por isso, tampouco se trata de uma versão "enxuta" ou derivada do Linux ou qualquer outro sistema operacional UN*X comum em maquinas mais poderosas.

   Com o UZIX é possível se ter multitarefa preemptiva num MSX, num total de, teoricamente, 128 processos simultâneos. Ele também é um sistema multiusuário, com controle de contas, identificação, logon, grupos e permissões. Conta, ainda, com sistema de arquivos montável, suporte a sub-diretorios, nomes longos, inodes, permissões de acesso e execução, dispositivos, "pipes" e redirecionamento.

   Uma outra característica do UZIX, talvez tão espantosa quanto o sistema em si, é sua capacidade de acesso à Internet.

   Com um MSX rodando UZIX e um modem é possível se conectar à Internet como em qualquer outro computador. O sistema possui suporte ao protocolo TCP/IP, SLIP e PPP. Em outras palavras, você pode se conectar ao seu provedor preferido normalmente, fazer Telnet, baixar e enviar arquivos via FTP e ler e receber e-mails. Você pode, até mesmo, transformar seu MSX em um servidor WWW, hospedando paginas da World Wide Web.

   Em 1996 surgiu, na MSXBR-L, a idéia de se fazer um novo sistema operacional para o MSX que aproveitasse melhor os recursos da maquina e desse mais opções para o usuário que o MSX-DOS.

   No final, nada saiu dessa discussão de quase 1 ano (apenas idéias mirabolantes).
  

   Em 1997, Adriano Cunha <adriano@uzix.org> conheceu o russo Archi Schekochikhin, e juntos começaram a adaptar o UZI, escrito por Douglas Braun, para o PC e para o MSX, que veio a se tornar o UZIX. A versão para PC nunca passou da versão beta, ao contrario da versão para MSX.

   Em julho de 1998, finalmente, a primeira versão publica do UZIX foi anunciada. A partir de então, por falta de tempo de Archi para se dedicar ao projeto, ele veio sendo mantido exclusivamente por Adriano, até hoje.

   Um MSX2 com drive de 3 1/2 e 128kb de memória, ou um MSX1, com 128kb de MegaRAM e drive de 5 1/4. A configuração ideal é um MSX Turbo-R (ou MSX2 Turbo) a 7MHz, 512kb de memória, disk-drive e HD.

   Você acha pouco o que foi descrito em "O que é o UZIX?"? :)

   Difícil dizer no momento. Cada vez mais meu tempo se torna pouco para manter o projeto. E cada vez mais as limitações do MSX se impõem para que ele se torne tão perfeito quanto eu desejo.

   Interface gráfica está praticamente fora de questão, pois esbarra em limitações serias de velocidade do vídeo (e também do processador) do MSX para que ela se torne usável.

   Os planos mais imediatos, por enquanto, são tornar o sistema o mais compatível possível com hardwares de MSX (interfaces de HD, interfaces de disco flexível, interfaces seriais, etc.), aumentar a capacidade do sistema de uso de memória pelas aplicações e tornar o acesso a partições MSX-DOS (FAT12 e FAT16) transparentes.

Adriano Camargo Rodrigues da Cunha

http://www.adrpage.cjb.net
http://uzix.sf.net